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Publicações

2023

O Produto Intelectual do projeto "Educação para a Cidadania 3.0" acaba de ser lançado para apoiar qualquer escola ou organização que pretenda compreender os métodos e ferramentas para a formação de professores e educadores numa abordagem escolar global em educação para a cidadania.

Esta publicação descreve os métodos e os instrumentos mais importantes utilizados em cada escola para a reflexão, formação e implementação de estratégias locais de promoção de uma participação de maior qualidade na dinâmica escolar.

"Educação para a Cidadania 3.0" é um projeto desenvolvido pela YUPI e Agrupamento Escolas Gondifelos (Portugal), BANGHERANG e Istituto Archimedes (Itália), Primary School in Radziądz e Fundação ArtesEdu (Polónia), apoiado pelo programa Erasmus + Educação e Formação (KA2).

 

As organizações envolveram-se numa reflexão do seu estado da arte relativamente ao nível e qualidade da cultura democrática no contexto escolar, mergulhando juntas na aventura de explorar novas possibilidades para uma mudança no paradigma da participação igualitária na escola, utilizando o conceito de "Whole School Approach" para trabalhar a Educação para a Cidadania.

 

A Abordagem Integral da escola para a Cidadania é: 

1) Uma das lentes propostas pela Estratégia de Educação para a Cidadania para compreender como a escola pode ser um espaço de aprendizagem e vivência da cidadania; 

2) Uma abordagem que promove práticas democráticas que envolvem alunos, professores, pessoal não docente, famílias e comunidade local em processos colaborativos de aprendizagem e construção da cidadania, 

3) Uma abordagem que tem 3 focos: Ensino-Aprendizagem; Ambiente democrático e governação; Colaboração/cooperação com a comunidade e famílias.

 

O projeto é financiado pelo programa Erasmus + Educação e Formação, através da Agência Nacional Portuguesa (2021-1-PT01-KA220-SCH-000029497).

Utilizem a nossa publicação para refletir as práticas de educação para a cidadania na vossa organização educativa, partilhem com possíveis organizações interessadas e tenham uma boa leitura em: https://shorturl.at/ETX58.

2023

Esta publicação contém resumos de entrevistas e curiosidades de 5 iniciativas locais de Economia Circular de cada um dos 4 países envolvidos no projeto Go Green! (Portugal, Tailândia, Roménia e Vietname), promovendo a iniciativa jovem para a sustentabilidade.

Este projeto foi desenvolvido pela YUPI (Portugal), APIS PM Feedback Brasov (Roménia), Volunteer Spirit Association (Tailândia) e centre for Sustainable Development Studies (Vietname) e financiado pelo programa Erasmus + Capacity Building for Youth com uma duração de 24 meses, de 01/09/2021 a 31/08/2023. O Guia está publicado em Português, Romeno e Inglês.


PDF PT

2023

Go Green - auditoria ambiental para organizações da sociedade civil 

No contexto do projeto Go Green!, os parceiros partiram de uma ferramenta já existente, que tem sido amplamente utilizada pelas escolas no contexto do programa Eco-Escolas (coordenado em Portugal pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa), e adaptaram-na para ser utilizada no contexto das organizações da sociedade civil. Todos os parceiros deste projeto têm vindo a fazer ajustes à ferramenta de forma a ser validada cultural e geograficamente (grupos de discussão, entrevistas e consultoria externa) e até traduzida para uma utilização mais amigável na Roménia e em Portugal.

 

Pode encontrar a ferramenta com leitura intuitiva dos resultados (da totalidade ou apenas de algumas seções) no link: https://projectgogreen.eu/
ou diretamente na ferramenta em Português aqui:
https://projectgogreen.eu/form/pt

2023

"All voices matter!" - uma nova publicação para implementar a sociocracia 

A publicação "All voices matter!" descreve os principais resultados da investigação em cada escola sobre a forma como a tomada de decisões está a acontecer e o que pode ser feito para melhorar a qualidade da democracia utilizando o método inovador da SOCIOCRACIA. Os leitores podem encontrar testemunhos de algumas escolas e de uma organização bem conhecida neste domínio de prática (a Wondering School) que implementam este método, o passo-a-passo para os principiantes neste método e alguns conhecimentos teóricos, bem como alguma inspiração para os próximos passos.


Esta publicação é um produto intelectual do projeto "Deepening Democracy! - uma estratégia para melhorar a qualidade da democracia no contexto escolar" coordenado pela YUPI (Youth Union of People with Initiative), Portugal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Portugal), Polónia (EPI e Liceum Ogolnoksztalcace w Kielcach) e Roménia (Asociatia Feedback PM-Brasov e Colegiul National de Informatica Grigore Moisil), e financiado pelo programa Erasmus + Educação e Formação, através da Agência Nacional Portuguesa (2020-1-PT01-KA201-078829).

2023

A publicação "Gamificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - um guia para implementar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na sua escola usando a gamificação como metodologia" acaba de ser lançada para sensibilizar para a importância e urgência de debater a agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas como parte integrante da Educação e mostrar formas possíveis de proporcionar um método interativo, ao ar livre e tecnológico amigo dos jovens: dicas e truques, locais de georreferência, diversos tipos de tarefas, tudo o que precisa para criar o seu próprio jogo da cidade! - uma estratégia para melhorar a qualidade da democracia no contexto escolar" coordenado pela YUPI (Youth Union of People with Initiative), Portugal em colaboração com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Portugal), Polónia (EPI e Liceum Ogolnoksztalcace w Kielcach) e Roménia (Asociatia Feedback PM-Brasov e Colegiul National de Informatica Grigore Moisil), e financiado pelo programa Erasmus + Educação e Formação, através da Agência Nacional Portuguesa (2020-1-PT01-KA201-078829).

2022

Kinetic - A playbook for solving problems

Uma publicação focada em práticas e descrição da metodologia Kinetic para a criatividade e resolução de problemas. Também pode explorar os princípios do desenvolvimento da confiança criativa e descrição de ferramentas metodológicas práticas com base teórica, para que um trabalhadora/educador na área da juventude (e muitas outras áreas pelo seu caráter transversal), sem conhecimentos prévios sobre criatividade, possa compreender o enquadramento e implementar diretamente actividades com uma compreensão clara do contexto e argumentação teórica.

Esta publicação é um resultado intelectual do projeto Kinetic@work, financiado pelo Programa Erasmus + Juventude através da Agência Nacional da República Checa e produzido pela parceria entre organizações não governamentais: Genesis, YUPI, TEIS Foundation, MODE Foundation, Assonur, YouthGarage.

Para mais informações, consulte:

https://www.kineticatwork.com/

2020

Think Bigger - intercontinental cooperation and intercultural learning

Manual para uma colaboração mais eficaz no domínio do trabalho juvenil entre Europa e Ásia produzido no âmbito do projeto Think Bigger, apoiado pelo Programa Erasmus + Educação e Formação.

2016

Empower me - Uma história sobre ativismo, politicas juvenis e coisas importantes

O projeto "Empower me" é fruto da colaboração de 8 organizações de 4 países da Europa, onde são descritos e partilhados os objetivos e prioridades das ONG's participantes.

2013

Play Demo - Manual para a Participação Ativa

Manual produzido em conjunto por Portugal, Áustria e Roménia, no âmbito do projeto "Play Demo" , que visa o desenvolvimento de competências e exploração das motivações dos jovens na Participação Ativa e Cidadania.

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