© 2016 by Youth Union of People With Initiative

Intercâmbios

Intercâmbio com 31 participantes de Portugal, Espanha e Itália que teve como objetivo principal desenvolver competências de participação ativa e cidadania através da música.

Neste projeto co-financiado pelo programa Erasmus + e Juventude em Ação, um dos desafios lançados aos participantes foi a criação de instrumentos musicais com recurso a materiais recicláveis e a criação de uma performance que transmitisse uma mensagem de cidadania relacionada com o que construíram em conjunto ao longo da semana.

5 SENSES | 2014

O intercâmbio juvenil 5 SENSES contou com a presença de 26 jovens da Hungria, França, República Checa e Portugal.

O projeto teve como tema os “5 Sentidos”, cujas potencialidades foram exploradas pelos jovens através de atividades diversas, em torno da tolerância, aprendizagem intercultural e participação ativa. Este foi um projeto co-financiado pelo Programa Juventude em Ação.

Durante o intercâmbio os jovens foram desafiados a descobrir Famalicão com os 5 Sentidos e convidados a partilhar com os famalicenses os seus sentimentos e opiniões.

Intercâmbio Internacional sobre Emprego e Empreendedorismo.

Youth 4 Change | 2011

Intercâmbio Internacional sobre a Participação Ativa através do Marketing Social.

 

Booklet do Intercâmbio. Vídeo do Intercâmbio.

 

Green 'R' Us | 2011

O Intercâmbio Green 'R' Us teve como tema o Ambiente e a Sustentabilidade em Portugal.

 

Vídeo da preparação.  Vídeo do Intercâmbio.

Um intercâmbio em Portugal com Ucrânia, Geórgia, Espanha e França...sobre participação juvenil em extremos da mesma Europa.

Primeiro intercâmbio internacional organizado pela YUPI.

Please reload

Campos de Trabalho

Famalicão Make Over | 2013

2ª Edição do Campo de Trabalho Famalicão Make Over. 

 

Reportagem na RTP. Sessão de Didgeridoo com Rodrigo Viterbo.

Famalicão Make Over | 2012

Campo de Trabalho Famalicão Make Over. O objetivo foi limpar estátuas e monumentos da cidade.

 

Reportagem na RTP

Iron Age | 2011

2ª Edição do Campo de Trabalho Iron Age.

 

Reportagem RTP (1ª parte). Reportagem RTP (2ª parte).

Iron Age | 2010

Campo de Trabalho Iron Age. Teve como objetivo o auxílio ao departamento de Arqueologia da CM Famalicão em trabalhos de campo no Castro das Eiras.

 

Videos elaborados pelos participantes: 

 

Video 1. Video 2. Video 3. 

 

Please reload

Iniciativas Locais

ARTIVA-TE | 2014/15

Artiva-te foi um projeto da YUPI, em parceria com Rodrigo Viterbo, músico e formador, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a Fértil, Associação Cultural e teve como finalidade a promoção da participação ativa e da cidadania junto dos jovens através da arte.

Este projeto envolveu 13 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, a frequentar o 7ª/8º/9º anos de escolaridade e pretendeu combater o absentismo escolar e promover a cidadania, através de estratégias de educação não formal, da música e das artes de palco e espetáculo.

Com este projeto os jovens tiveram a possibilidade de desenvolver competências pessoais e sociais e paralelamente competências artísticas. Participaram em dinâmicas de grupo na área da educação para a cidadania; aprenderam a construir didgeridoos e conhecer as suas origens; contactaram com a área da produção de espetáculos, onde foram abordados aspetos como presença em palco, luz e som, cenografia e figurinos; e participaram no Festival Internacional de Didgeridoo.

 

O Artiva-te decorreu entre Outubro de 2014 e Abril de 2015, culminando num intercâmbio juvenil que a YUPI acolheu e que envolveu cerca de 30 jovens de Portugal, Itália e Espanha, com interesse pela música.

Comercio Justo | 2013/..

O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, na transparência e no respeito, que procura uma maior justiça no comércio internacional. Contribui para o desenvolvimento sustentável ao oferecer melhores condições comerciais e ao garantir os direitos dos produtores e dos trabalhadores marginalizados — especialmente dos países do Sul.

 

O Comércio Justo é mais do que apenas Comércio: prova que é possível uma maior justiça no comércio mundial. E sublinha a necessidade de uma mudança nas regras e práticas do comércio convencional mostrando como um negócio de sucesso pode também colocar as pessoas em primeiro lugar.

A YUPI pretende divulgar este conceito em Famalicão e despertar consciências para um mundo mais justo. Sabe mais aqui.

TUKBATUK – Move-te com Música Ecológica | 2013/..

TUKBATUK é um projeto de inclusão social através da música dirigido a jovens de duas urbanizações sociais de concelho de Famalicão.

O TUKBATUK está a ser implementado desde Março 2013, com a participação assídua dos jovens de um dos grupos – Favela 31 – residentes na Urbanização da Cal, que até à data já participou em diversas atuações públicas e que continuam a participar em todas as sessões semanais do projeto.

Através de uma experiência de educação não formal, potenciadora do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais; através da utilização de metodologias participativas que acompanham todo o projeto; através da estimulação e promoção de competências artísticas - pretende-se desenvolver a compreensão mútua, promover a tolerância, valorizar a diversidade cultural e estimular, incentivar e potenciar a participação ativa dos jovens, de modo a promover a sua integração social.

 

Em 2013 o valor do projeto foi reconhecido no Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social do Ave em que foi um dos vencedores e permitiu a sua implementação em Guimarães, em parceria com a Casa do Povo de Fermentões.

O projeto TUKBATUK envolve a organização promotora YUPI e os parceiros Espaço Cultural Francisco de Assis França – ECFA/Brasil, Associação de Moradores da Urbanização de Cal e Câmara Municipal de Famalicão.

CRIAR'TE | 2013/..

Este projeto tem como objetivos: Desenvolver competências de cidadania e estratégias de participação ativa; Promover o exercício de uma cidadania responsável e solidária; Promover o empowerment e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais; Incentivar práticas de proteção ambiental e de reciclagem; Desmistificar os estigmas associados a públicos desfavorecidos.

Para isso, conta com a dinamização de grupos de teatro do oprimido / teatro-fórum (Grupo F21) e um grupo de percussão que utiliza instrumentos construídos a partir de materiais reciclados (TUKBATUK).

Este é um projecto em parceria com a Casa do Povo de Fermentões e com o apoio da Fundação Jumbo para a Juventude, que decorre entre Setembro de 2014 e Agosto de 2016.

RED - Recognition, Empowerment & Development of Youth Work | 2013/16

Em desenvolvimento.

BUE - Bicicletas Urbanas Ecológicas | 2012/..

Sabias que o projeto BUE (Bicicletas Urbanas Ecológicas) surgiu de um grupo de jovens de 15 anos que ganhou o Concurso de Ideias Empreendedoras (em 2011)? Este concurso promovido pela YUPI e Pelouro da Juventude foi lançado em todas as escolas secundárias e o grupo de 5 jovens foi um dos selecionados para desenvolver a sua ideia com o nosso apoio.

 

Os jovens definiram como iriam ser as bicicletas, a campanha de marketing, o contacto com parceiros, a criação do regulamento de utilização e fizeram a promoção nas redes sociais.

 

Nos dias de hoje Vila Nova de Famalicão conta já com 25 bicicletas gratuitas disponíveis na sede​ da YUPI para jovens dos 16 aos 65 anos poderem circular no concelho de forma mais rápida e ecológica.

 

Sabe mais aqui.

Hortas Sociais | 2012/13

Um grupo de 4 jovens de 17 anos da Escola D.Sancho I submeteu no Concurso de Ideias Empreendedoras (em Janeiro 2011) uma ideia que já em muitos concelhos é aplicada: Hortas comunitárias. O conceito é simples: terras desocupadas podem ser convertidas em espaços de horta e entregues a cidadãos e famílias que aí tenham um espaço de lazer e alguma subsistência, em produção exclusivamente biológica.

 

No espaço das hortas comunitárias no recém criado Parque da Devesa, foram então entregues dois grandes lotes à exploração da bolsa de voluntariado Time 4U que integrava voluntários jovens no dia-a-dia da horta. Os produtos resultantes destas hortas sociais reverteram para famílias com necessidades e/ou instiuições de solidariedade social, nomeadamente a cantina social da Associação Dar As Mãos.

Memórias da Minha Terra | 2012/13

“Memórias da minha Terra” é o nome do projeto pensado por um grupo de jovens das freguesias de Gondifelos, Outiz e Cavalões que se propôs concretizar uma grande ambição: editar um livro com as histórias de vida e lendas da terra que os séniores guardavam na sua memória.

Foi uma descoberta incrível para todos e podes ficar a saber mais vendo o BLOG do projeto e videos aqui e aqui

 

Podes também fazer o download do livro editado (aqui).

Play Demo | 2010/12

Projeto sobre a participação dos jovens em democracia.

Manual Anti Corrupção; Booklet do Projeto.

Please reload

Time 4U

Reportagem FAMA TV sobre a inauguração da Casa do Voluntário em Famalicão.

Reportagem FAMA TV sobre a celebração do Dia Internacional do Voluntário.

Voluntários Time 4U comemoram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Um guia para jovens voluntários.

Alguns testemunhos de voluntários do TIME 4U.

Video sobre o projeto austríaco BRE!AK que inspirou a YUPI a implementar o TIME 4U em Famalicão.

Please reload

Projetos Internacionais

O projeto Rec Think foi implementado pela YUPI em Portugal entre novembro de 2015 e agosto de 2016, numa parceria com a organização AGARESO – Galician Association of Supportive Journalists (organização espanhola promotora deste projeto), a Contextos (Espanha), a Mine Vaganti NGO (Itália) e a Solidarités Jeunesses (França) e foi financiado pelo programa Erasmus +. 

O Rec Think teve como objetivo envolver os jovens de áreas rurais no processo de "re-pensar" estes espaços e o seu papel no futuro do sítio onde vivem.

De modo a que o projeto Rec Think possa ser implementado noutros meios rurais e junto de outros jovens e comunidades, foram criados três manuais de ferramentas na área das tecnologias de informação e comunicação e do vídeo participativo, dirigido a educadores, organizações e agentes ativos nas comunidades, que serão um instrumento importante no combate ao despovoamento e na criação de estratégias de atração dos jovens para os meios rurais.

Guia Metodológico; Manual Vídeo ParticipativoItinerário Formativo

Sabe mais aqui - recthink.eu

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon