64275126_2176569745774538_63182183621281
 
background 13.jpg

A yupi 

Youth union of people with iniciative 

A YUPI nasceu em Setembro de 2008 pela mão de um grupo de jovens famalicenses apostados/as em mudar o mundo... ou pelo menos tentar.
Na YUPI acreditamos na Participação Ativa, na Cidadania e no Voluntariado como meios para uma sociedade melhor.

 

O nosso principal foco são os/as jovens de hoje

que vão transformar o mundo amanhã!

 

Áreas de Intervenção

A YUPI desenvolve projetos em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gondifelos, como o Cidadania 2.0 e ações de voluntariado como monitores de campos de férias; Destacam-se  também projetos em parceria com a Escola Profissional FORAVE como o Planet SoEn; parcerias com a Associação Famalicão em Transição como a gestão de hortas comunitárias e as sessões de cinema “Ambientar-se”, por iniciativa  da a Câmara Municipal de Famalicão.

A YUPI também participa em diversas redes de cooperação local como o Conselho Municipal de Juventude (CMJ).

Uma componente importante da missão da YUPI é a ampliação e disseminação de iniciativas na promoção da cidadania ativa, por isso a YUPI aposta na formação de agentes multiplicadores por meio de workshops e outras ações de formação pontuais que a associação dinamiza tendo como público alvo professores/as e educadores/as em geral, outras associações locais, jovens mais experientes ou youth workers.

O desenvolvimento de competências em cidadania dos(as) jovens é um objetivo central para a YUPI. Nesse sentido, aposta-se na promoção do voluntariado como forma de potenciar aprendizagens que possam, de forma significativa, colaborar para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Assim, a YUPI promove desde intercâmbios internacionais e projetos de acolhimento e envio de jovens pelo Corpo Europeu de Solidariedade (CES) a parcerias com outras instituições em atividades de voluntariado local, campos de trabalho e outros cursos de formação locais e internacionais.

Formação de Agentes Multiplicadores
Desenvolvimento
da Comunidade Local
Promoção de
voluntariado jovem

Tipologias de Projetos

 

Corpo europeu de solidariedade (CES)

O Corpo Europeu de  Solidariedade, antigo Serviço Voluntário Europeu (SVE) é um Programa de financiamento da União Europeia, que te permite passar de 2 a 12 meses num país à tua escolha.

Ficaste curioso/a?

Campos de Trabalho

Os Campos de Trabalho e Voluntariado podem ser locais ou internacionais e realizam-se em Vila Nova de Famalicão dinamizados pela associação YUPI em parceria com a Câmara Municipal ou com outras associações de Vila Nova de Famalicão. 

Tens entre 14 e 30 anos e estás à procura de planos para o Verão? 

Formações Internacionais

Os cursos de formação nacionais e internacionais são excelentes oportunidades de aprendizagem intensiva, segundo uma filosofia de educação não-formal, onde os e as participantes são desafiados/as para desenvolverem competências técnicas, organizacionais, sociais e cívicas, em temas tão diversos como voluntariado, ambiente, arte e empreendedorismo.

Queres ser o/a próximo/a?

Mais >

Além dos projetos desenhados e promovidos pela YUPI, a associação está constantemente a criar sinergias e pontes com outras organizações da sociedade civil com o intuito de abrir espaço para oportunidades de estimular o voluntariado jovem e contribuir para o desenvolvimento social local. 

Queres saber mais?

Mais >
Friends in Nature
 

Formações Internacionais

Iniciativas de Voluntariado  Locais

a Equipa

A YUPI funciona com os contributos de uma pequena equipa de staff e de muitos voluntários que dão o litro para que as coisas aconteçam. 
 
Para manter a dinâmica associativa mantemos um grupo restrito de "voluntários permanentes" que se reune periodicamente para discutir os projetos que vão acontecendo e projetar novos desafios, para além de funcionarem como preciosa ajuda para o staff.
A este grupo de staff (onde se incluem os colaboradores em regime de Serviço Voluntário Europeu) e de voluntários permanentes, que naturalmente vem evoluindo ao longo do caminho da YUPI, chamamos Equipa de Gestão.
Mariana Marques

"Sou a Mariana Marques e a YUPI é o meu instrumento de ativismo em prol de uma sociedade mais justa e humana. Movem-me causas sociais e ambientais e acredito que está na educação de todos e todas o poder para moldar o presente e futuro, com as próprias mãos e coração. Estamos juntos e juntas na defesa dos direitos humanos e ambiente."

Marta Carvalho

"Olá! Eu sou a Marta e faço parte da equipa da YUPI desde o seu nascimento. Tem sido um percurso fantástico, preenchido de aprendizagens e pessoas com quem muito me orgulho de ter cruzado! Atualmente, sou a "voz" por detrás do voluntariado internacional, experiência que gostava de ver chegar a todos e todas as jovens :)"

Tamy Rodrigues

"Olá! Eu sou a Tamy"

João Fernandes

"Olá! Eu sou o João"

João Severino

Olá, eu sou o João Severino e sou de Vila Nova de Famalicão.

Durante a minha vida tive duas experiências em ambiente multicultural que me marcaram bastante, uma delas foi um Interrail que fiz pela Europa e outra foi ir de Erasmus. Ao conhecer tantas pessoas de origens e costumes diferentes fez-me aprender que há tantas outras maneiras de ser felizes diferentes da minha até então, devido a essas experiências enriquecedoras hoje posso dizer que sou feliz das mais variadas formas e feitios! : D

No meu tempo livre gosto bastante de ouvir música, escrever, fazer trilhos pela natureza e estar com o pessoal extraordinário, muito desse pessoal extraordinário conheci na YUPI!

Luísa Ferreira

"Olá! O meu nome é Luísa e acompanho a YUPI mais de perto desde 2017, e integrei na equipa em 2018. O que me motivou a tomar esta decisão foi todo o conjunto de experiências, aprendizagens, desafios e crescimento que até aí pude testemunhar e viver. Sem dúvida que fazer parte de algo assim nos acrescenta e propele a nossa vida em direções inesperadas.

Inês Bastos

"Olá! O meu nome é Inês

Elien Decklerck

"Olá! Sou a Elien e sou belga. Vivo em Famalicão há 6 anos. Trabalho no Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto, onde recebo os estudantes (inter)nacionais e acompanho-os antes e durante a mobilidade. Eu própria também tive duas experiências de mobilidade, em Espanha e em Portugal, as quais me fizeram crescer como pessoa e me proporcionaram este gostinho por outras culturas e conhecimentos. Além disso, adoro o cheiro a maresia e gosto de ler, viajar, fazer caminhadas e passar tempo com a família yupiana :)

Gil Pereira

Olá, eu sou o Gil

Jorge Moreira

O meu nome é Jorge e a minha vida foi sempre uma sucessiva de acontecimentos estranhos. Estranhos como quem diz, mas a palavra estranheza ganha uma conotação positiva a partir de 2012, ano em que descobri a YUPI.. O mais estranho foi a volta 360° que a minha vida deu: visão, valores e missão. Nada é mais espetacular do que descobrir o sentimento vitalício da juventude e descobrir que todas as caraterísticas do mundo cabem em ti. Nada é por acaso ou aleatório. Tudo faz sentido, principalmente quando pensas pela tua cabeça e sentes pelo teu coração. A bitola dos teus projetos alonga-se e chega a uma proporção que vai além dos anos que determinam a nossa juventude. Na yupi talhei a minha personalidade,  aprimorei os meus talentos e defini horizontes. E tu, o que esperas?

 

Assinar a Newsletter